• (31) 2552-7001
  • Av. José Cândido da Silveira, 311, Loja 01 - Cidade Nova - BH / MG

Adequação de máquinas à norma regulamentadora NR-12

Home Adequação de máquinas à norma regulamentadora NR-12

Norma Regulamentadora 12

A segurança do trabalhador deve ser uma prioridade em todo ambiente profissional, em conformidade com cada Norma Regulamentadora. Em 2010 o Ministério do Trabalho e Emprego incrementou novas e rigorosas diretrizes para a Norma Regulamentadora de máquinas e equipamentos na indústria, a NR12. Desde então, todas as máquinas e equipamentos precisam contar com dispositivos de partida e parada e outros que se fizerem necessários para a prevenção de acidentes.

Adequação de maquinário

A adequação à nova NR12 atinge máquinas e equipamentos novos e usados, envolvendo itens que vão do projeto, utilização, até o descarte. A adequação já é obrigatória para empresas de todos os segmentos e, para estar em conformidade, o maquinário deve atender a 340 itens. Seus princípios gerais englobam referências técnicas; princípios fundamentais; medidas de proteção à saúde e integridade dos trabalhadores; requisitos para prevenção de acidentes; padrão de fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título.

Expertise técnica

A Servo Automação é uma empresa especializada para promover a adequação de prensas e injetoras hidráulicas à NR12. A prensa hidráulica pode requerer o uso de rigorosos sistemas de segurança para o seu acionamento e movimentação do martelo, acoplado ao cilindro hidráulico, por isso necessita de adequações específicas que atinjam o maior grau de segurança. Utilizando produtos Bosch Rexroth, a Servo atua para adequar blocos de segurança para prensas hidráulicas do tipo “N” e “P”, adicionando à um sistema hidráulico já existente, a função de segurança.

Produtos e serviços integrados

Os principais benefícios de integrar produtos e serviços com o mesmo fornecedor está na adequação de projeto. Para o dimensionamento e seleção do bloco de adequação mais apropriado é necessário análise a técnica do circuito hidráulico existente na máquina. O projeto de adequação deve manter o desempenho da máquina o mais próximo possível da condição original. A Servo pode trabalhar de maneira autônoma em diversos tipos de equipamentos e máquinas, adequando as necessidades à capacidade de fornecimento de amplo portifólio de peças.

Validação

Após os procedimentos de instalação e revisão, a Servo é habilitada para facilitar o processo de validação junto aos órgãos técnicos e de fiscalização.

Solicite um consultor

A Servo Automação oferece a possibilidade de avaliação técnica da estrutura de máquinas e equipamentos da sua indústria, para identificar todos os pontos passíveis de normalização. Entre em contato e agende uma visita com o nosso consultor.